14 de jun de 2012

Exposição - "A Ditadura no Brasil 1964 – 1985 - A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência"


O Espaço Cultural Casa do Lago da Universidade Estadual de Campinas sedia  a Exposição “A Ditadura no Brasil 1964 – 1985. A Verdade da Repressão, a Memória da Resistência“, iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Esta exposição faz parte do Projeto Direito à Memória e à Verdade cujo  objetivo é recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Disponibilizar esse conhecimento é fundamental para o País construir instrumentos eficazes e garantir que esse passado não se repita nunca mais.
Em uma ambientação visual que conduz o público em uma espécie de “viagem no tempo”, a exposição na Casa do Lago traz de volta a lembrança aos que viveram os fatos retratados e traduz aos jovens um pouco do clima vivenciado nesse período tão importante na história social e política brasileira. Recupera, de maneira exclusiva, desde os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura militar de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”. Imagens marcantes dos tanques militares na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, a resistência dos diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas estão expostas em grandes painéis que colocam o espectador dentro dos acontecimentos. Junto, todos os fatos ocorridos nessa época são recuperados em um texto em ordem cronológica. 
A exposição apresenta 21 painéis impressos em lona com um formato flexível adaptáveis aos diversos ambientes, as exposições foram, invariavelmente, instaladas em locais de grande circulação, em mais de 80 cidades brasileiras, atingindo um público estimado em 2,8 milhões de pessoas.

Serviço:

O que: Exposição A verdade da repressão, a memória da resistência
Quando: até 18 a 29 de junho de 2012 , das 9:00h às 21h30min.
Onde: Espaço Cultural Casa do Lago - UNICAMP.
Abertura: dia 18 de junho às 18:30h, com a presença dos: 
- Adriano Diogo – Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa Humana da Cidadania,de Participação e das Questões Sociais da ALESP.
- Paulo Mariantes – Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas 
- Prof. João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor da Unicamp
- Darci  Toshiko MiyaKi – Membro da Comissão da Memória e Verdade de Campinas
- Caio Toledo – Professor do IFCH – UNICAMP
- Ivan Seixas – Coordenador da Comissão Estadual da Verdade e Presidente do Condepe Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana
Durante a exposição haverá a exibição de filmes que examinam os temas e a problemática expostos nos 21 painéis. Após a exibição de alguns filmes haverá debates que serão coordenados por estudiosos do período do regime militar.
A seguir a programação:



Ciclo de Filmes:
.
CASA DO LAGO
PREAC, Unicamp

19 a 29 de junho

Dia 19 (Terça Feira)
Debate coordenado: Sr. Camilo Tavares e Prof. Carlos A. Lobão S. Cunha.

Dia 20 (Quarta Feira)
Debate coordenado pelo prof. Ricardo Antunes, IFCH e Neto oposição sindical metalúrgica (MONSP).

Dia 21(Quinta Feira)
Coordenador da mesa: Frei João Xerri. 
Dia 22 (Sexta Feira)
Debate coordenado pelo prof. Flávio de Castro / Zenaide Machado .

Dia 25 (Segunda Feira)
Debate: Amelinha Telles

Dia 26 (Terça Feira)

Debate: Criméia de Almeida e Renato Simões

Dia 27 (Quarta Feira)
Debate coordenado pelo prof. José Roberto Cabrera e Augusto Bonicore

Dia 28 (Quinta Feira)
Debate coordenado Prof. Caio N. de Toledo e Ivan Seixas

Dia 29 (Sexta Feira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário