2 de dez. de 2010

Itaquera e a sua essência

Itaquera é um lugar único em São Paulo. Percebo isso quando ando pelas ruas da Cohab. Logo alguém acena, um vem e cumprimenta, outro para o carro e começa um papo.

Tem gerações inteiras que se criaram ali. Nasceram e estudaram na Cohab, depois constituíram família e hoje seus filhos freqüentam os mesmos colégios que os pais. E não é raro ver um casal que se conhece desde a infância, ou que é vizinho de prédio, de porta. Basta parar num dos comércios de garagem para saber das novidades, quem casou, quem separou, quem morreu, quem nasceu.

E é neste cenário provinciano que desperta um bairro moderno e contemporâneo, com a instalação da Universidade Federal da Zona Leste, na Jacú Pêssego, e a construção do Estádio da Copa de 2014, ao lado da estação Corinthians-Itaquera.

A criação da Universidade Federal da Zona Leste foi a principal bandeira do meu mandato nos últimos dois anos. E esta luta vitoriosa, apesar das muitas batalhas que ainda estamos travando, vai trazer uma série de benefícios para Itaquera. Benefícios esses não só relacionados à educação, mas que irão promover impactos positivos do ponto de vista social, econômico e cultural.

Já a construção do Estádio do Conrinthians é a grande oportunidade de Itaquera reivindicar antigas necessidades. Como levar adiante as propostas do plano diretor, que começaram a ser definidas na gestão da prefeita Marta Suplicy. A ampliação e melhoria do sistema de transporte. Aumentar a oferta de profissionais qualificados, para atender a demanda já existente na região, e muito que virá por aí. Além da ampliação dos equipamentos culturais e esportivos.

Há muito que comemorar neste aniversário de 324 anos de Itaquera. Mas ainda há muito por fazer.

Mas faço um pedido aos queridos moradores deste bairro com dimensões de cidade. Sabe aquele cenário descrito por mim no início deste artigo. Isto Itaquera não deve perder nunca, pois é a sua essência e a sua graça.

Adriano Diogo, geólogo e deputado estadual (PT-SP)

Um comentário:

  1. Parabéns Itaquera ! Podemos melhorar, vamos cuidar das nossas calçadas, fazendo delas um lugar de passagem para pedestres, idosos, crianças e não degraus instransponiveis, avanços de rampas para garagens, abrigo de mesas de bar, deposito de lixos... Precisamos tornar Itaquera (como a cidade toda) num lugar mais habitável para os humanos.

    ResponderExcluir