7 de out. de 2010

Manifesto em favor de Dilma

Por Ir. Marcelo Barros

“Se nos calarmos, até as pedras gritarão!”

Manifesto de pastores e cristãos sobre o momento político atual

Somos homens e mulheres, ministros, agentes de pastoral, teólogos, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs. Movidos pela fidelidade à verdade e em nome da fé em Jesus Cristo, viemos a público declarar:

- Nestes dias, circulam pela internet e pela imprensa manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”. A própria candidata negou a veracidade destas afirmações e, ao contrário, em reunião com lideranças das Igrejas, se comprometeu em defender uma política em favor da vida. Apesar disso, estes boatos e mentiras continuam sendo espalhados. Diante destas posturas autoritárias e mentirosas, disfarçadas sob o uso da boa moral e da fé, nos sentimos obrigados a atualizar a palavra de Jesus, afirmando, agora, diante de todo o Brasil: “se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc 19, 40).

Não aceitamos que se use a fé para condenar alguma candidatura ou referendar a outra. Por isso, fazemos esta declaração como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, mas a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais. Em nome do nosso compromisso com o povo brasileiro, declaramos publicamente o nosso voto em Dilma Rousseff e as razões que nos levam a tomar esta atitude:

- Consideramos que, para o projeto de um Brasil mais justo e mais igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira.

- Acreditamos que o projeto divino para este mundo foi anunciado através das palavras e ações de Jesus Cristo. Este projeto não se esgota em nenhum regime de governo e não se reduz apenas a uma melhor organização social e política da sociedade. Entretanto, quando oramos “venha o teu reino”, cremos que ele virá, não apenas de forma espiritualista e restrito aos corações, mas, principalmente na transformação das estruturas sociais e políticas deste mundo.

- Sabemos que as grandes transformações da sociedade se darão principalmente através das conquistas sociais, feitas pelo povo organizado e não apenas pelo beneplácito de um governante mais aberto/a ou mais sensível ao povo. Entretanto, por experiência, constatamos: não é a mesma coisa ter no governo uma pessoa que respeite os movimentos populares e dialogue com os segmentos mais pobres da sociedade, ou ter alguém que, diante de uma manifestação popular, mande a polícia reprimir. Neste sentido, tanto no governo federal, como nos estados, as gestões tucanas têm se caracterizado sempre pela arrogância do seu apego às políticas neo-liberais e pela insensibilidade para com as grandes questões sociais do povo mais empobrecido.

Não nos interessa se tal candidato/a é cristão ou não. Como Jesus, cremos que o importante não é tanto dizer “Senhor, Senhor”, mas realizar a vontade de Deus, ou seja, o projeto divino. Esperamos que Dilma continue a feliz política externa do presidente Lula, principalmente no projeto da nossa fundamental integração com os países irmãos da América Latina e na solidariedade aos países africanos, com os quais o Brasil tem uma grande dívida moral e uma longa história em comum. A integração com os movimentos populares emergentes em vários países do continente nos levará a caminharmos para novos e decisivos passos de justiça, igualdade social e cuidado com a natureza, em todas as suas dimensões. Com esta esperança e a decisão de lutarmos por isso, nos subscrevemos.

Um comentário:

  1. A velha aristocracia hoje encontra-se amedrontada,é só olhar a maneira desesperada e desestruturada do psdb de fazer politica. eles agora percebem que o mal que sempre fizeram com sua politica neo-liberal e atrasada representam para eles no cenário politico da atualidade. É só observar o resentimento do povo em relação a estes oligarcas ruralistas que sempre estiveram no poder e nada fizeram de bom a nação a não ser privatizar e tornar o pais cada vez mais dependente das nações capitalistas como os EUA. OS partidos de direita não mostram propostas viaveis para o desenvolvimento social do povo brasileiro em sua campanha, são como naus desgovernadas nunca encontrarão um porto, pois este já se encontram nas mãos da massa, do povo e lá não é seguro para eles. Jarbas Vasconcelos, grande crítico das politicas sociais do PT em pernambuco foi esmagado pelo seu ódio sendo Campos reeleito com 84%, um recado do sofrido povo de Pernambuco aos partidos de direita como o PSDB do SR. José Serra. Caiu neste estado o coronelismo PSDB E DEM, a direita desmorona-se nas mãos do povo, das massas.caiu a maneira atrasada de se fazer politica, a vitória é do povo, e assim será a nivel nacional. Ja não cabe esta rede de ataques de Serra e sua horda de aristocratas falidos e despotas esclarecidos. A esquerda representa a vontade do povo, que não quer seus bens em mãos estrangeiras. NO DIA 31 VOTE CONTRA ESTA ARISTOCRACIA FALIDA E RESSENTIDA. DIGA 13 E VOTE SIM AO CRESCIMENTO NACIONAL. SEJA PATRIOTA. VOTE "DILMA PRESIDENTE...E Á FAVOR DO BRASIL"

    ResponderExcluir