17 de mai. de 2012

Legislativo Paulista promove o seminário “O Direito à Verdade”

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio da Comissão Estadual da Verdade – Rubens Paiva e do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), promove, junto com o Núcleo de Preservação da Memória Política, o Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o seminário “O direito à verdade: informação, memória e cidadania”.

 O Seminário será realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho em três lugares respectivamente: no auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa de São Paulo, na av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera; na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), auditório do edifício Reitor Bandeira de Mello, sala 100 A – 1° andar, na rua Ministro de Godoy, 969, Perdizes; e no Memorial da Resistência, auditório Vitae – 5° andar,, no Largo General Osório, 66 –Luz.

 Com a criação da Comissão da Verdade e o debate nacional por ela gerado, a população foi levada a lidar com novos conceitos e termos que antes não eram conhecidos: como a Justiça de Transição – mecanismo jurídico indicado pelas Nações Unidas a sociedades que deixam de viver um regime totalitário de longo período e passa para a democracia –; a reforma de Estado; as leis de exceção; entre outros.

 A função deste Seminário é propiciar reflexões e debates sobre alguns conceitos, convocando especialistas que lidam diariamente com a informação, os arquivos e a Justiça para aproximar a sociedade das ações da Comissão da Verdade. As inscrições já estão abertas no site da Assembléia (www.al.sp.gov.br), basta clicar no ícone Instituto do Legislativo – localizado à direita da página –, e ir ao ícone Agenda de Cursos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário