1 de jul. de 2011

Água Faz Dinheiro

Filme denuncia a ação das empresas privadas de distribuição da água no mundo

O filme Water Makes Money (Água Faz Dinheiro), dirigido por Leslie Franke e Herdolor Lorenz, é uma produção canadense e sua realização contou com o apoio de diversas organizações sociais do mundo envolvidas com a defesa da água pública. O mesmo é dirigido a gestores públicos de serviços de saneamento, representantes de universidades e empresas, líderes comunitários, entre outros.




Em 27 de julho de 2010, a água foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como um Direito Humano Fundamental e integrada à Declaração dos Direitos Humanos.

Daí que, a água é um elemento fundamental à vida. E não pode ser incluído em acordos econômicos internacionais ou negado à populações empobrecidas sem capacidade de pagamento. Mas, as empresas transnacionais de exploração de serviços de saneamento seguem sua trajetória no mundo aplicando uma política excludente, onde exercem a concessão ou a privatização do saneamento. O filme denuncia esse movimento.

Ele mostra a situação de municípios franceses e alemães às voltas com a gestão de empresas privadas e exalta o modelo da Prefeitura de Paris que retomou o controle público da água, mantido há anos sob domínio privado.

A assemae comercializará o filme pelo seu site www.assemae.org.br . A Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1984. Ela reúne quase 2 mil municípios brasileiros que administram de forma direta e pública os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, resíduos sólidos e controle de vetores.

Ficha Técnica:
Water Makes Money (Água Faz Dinheiro)
Direção: Leslie Franke e Herdolor Lorenz
Duração: 82 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário